Já é sabido que cada um dos 12 signos está ligado a uma parte do corpo. Áries, o primeiro deles, rege a cabeça enquanto que Peixes, o último, rege os pés. Os demais signos regem outras partes do corpo.
Nos tempos primitivos, a astrologia estava ligada à medicina, principalmente aos humores, que têm semelhança com os quatro elementos:
Fogo, Terra, Ar e Água (Quente, Frio, Seco e Úmido).
Através da Astrologia podemos saber como é o temperamento e o caráter de uma pessoa e é este temperamento que irá determinar os tipos de doenças que a pessoa poderá desenvolver ao longo de sua vida.
Através da análise de um mapa natal pode-se determinar o tipo de temperamento básico ou até os dois tipos de temperamentos determinantes que caracterizam a pessoa.
Os quatro temperamentos básicos são:
Bilioso - Signos de Fogo (Áries, Leão, Sagitário) e dos planetas Marte e Sol. Predispõe a doenças da bílis e inflamatórias, torna a natureza excitável, temerária e febril. É um temperamento de impulso, marcante em pessoas ativas, esportistas, políticos e militares.
Nervoso - Signos de Terra (Touro, Virgem,Capricórnio) e dos planetas Mercúrio, Urano e Saturno. A forma de agir é agitada e apressada e predispõe às doenças de ordem nervosa. É um temperamento de pensamento, conferindo aptidão para profissões científicas, comerciais e intuitivas.
Sangüíneo - Signos de Ar (Gêmeos, Libra, Aquário) e do planeta Júpiter em particular. Sua natureza é ativa, corpo rechonchudo, predispõe à doenças do fígado e à apoplexia. A natureza é jovial e otimista. Temperamento de ação. Confere aptidão para as atividades industriais e intelectuais.
Linfático - Signos de Água (Câncer, Escorpião, Peixes) e dos planetas Lua, Vênus e Netuno. Sua natureza é anêmica, lânguida e letárgica. Tendência à hidropsia e a falta de glóbulos vermelhos no sangue. É um temperamento de sensação e sentimento. Possui disposições artísticas, plásticas, contemplativas e emocionais.