Nosso Trabalho

Simone Elias e Antonio Carlos - Terapeutas Holísticos - Formados pela Humaniversidade Holística (Naturopatia) e Anbath - Associação Nipo Brasileira de Acupuntura e Terapias Holísticas (Acupuntura) - Trabalhamos com Acupuntura, Massagens com óleos essenciais, Moxabustão, Aurículo, Radiestesia e Radiônica, Florais (através do Mapa Astral e da Radiestesia), Taro, Astrologia. Pacotes para datas especiais, Vale-Presente, Atendimentos Empresarias, Palestras e Cursos.

Contatos:
simoneterapeuta2013@gmail.com
antoniocarlosterapeuta2013@gmail.com
São Paulo - Nazaré Paulista - Atibaia e Região

quarta-feira, 25 de maio de 2011

O Inverno pela Medicina Chinesa


A água é a fase de energia associada ao Inverno, quando prevalece a força Yin. O Inverno é o tempo do descanso, da quietude, quando a energia é poupada, recolhida, condensada, conservada e armazenada. A água é um elemento muito concentrado, um grande potencial. 

No corpo humano, a água está associada aos fluidos essenciais, como os hormônios, o sistema linfático, a medula, as enzimas, todos com um grande potencial energético. 

A sua cor é o preto ou o azul noite. A cor que contém todas as outras cores de forma concentrada.

Esta estação do ano está associada a vários fatores patogênicos exteriores, como o clima frio e úmido, que pode influenciar a nossa saúde, conforme a nossa resistência, condição física e sistema imunológico.

Na Medicina Tradicional Chinesa, o Inverno está associado ao frio, e aos orgãos bexiga e rins . Este fator é predominante no Inverno, mas pode aparecer noutras estações. O frio pode ser exterior /ambiental, ou uma manifestação patológica da deficiência/vazio de yang-qi e perda de calor (interior).

O corpo com vazio de yang e frio interno é mais provável que seja afetado pelo frio exterior. Assim, quando o frio exterior entra no corpo e acumula sem dispersão, vai prejudicar o yang-qi o que resulta em frio interior. Este é o caso de pessoas que têm muita tendência para se constiparem, o que resulta da falta de yang e corresponde a um sistema imunológico mais fraco. Mas, mesmo numa pessoa muito saudável o yang pode diminuir, levando-o até à morte, se tiver durante muito tempo exposta ao frio exterior. O frio patogênico tem várias características, tais como:

- é de natureza yin , o que tende a prejudicar o yang-qi do corpo humano;

- é coagulativo e obstrutivo, pois pode bloquear ou coagular qi e o sangue nos canais impedindo a sua circulação, causando vários tipos de dor;

- contrai os músculos, tendões, artérias e veias, o que dificulta a normal circulação do sangue (um exemplo deste caso é quando uma pessoa após ter estado exposta ao ar condicionado, sente uma pontada nas costas ou ombros, ficando com os músculos rígidos).

A soltura intestinal, dores menstruais, infertilidade, dores de estômago, mãos e pés frios, frieiras, articulações dolorosas e infecções urinárias são algumas das doenças causadas pelo frio . 

Em MTC existem 8 métodos terapêuticos para cada causa do fator patogênico, mas no caso do frio utiliza-se o método do Aquecimento. Este método aquece o interior (o estômago), ajuda a reforçar o sistema digestivo e a aumentar o yang . Afasta e dispersa o frio patogênico, ajuda a recuperar o yang , remove as obstruções dos canais e regula os canais sanguíneos. 

Para a má circulação, deve-se aquecer o yang , tratando assim a sua diminuição. E aquecer os canais para expelir o frio patogénico, é aplicado essencialmente a sindromes em que os canais estão bloqueados devido a esse frio, estagnando o qi e o sangue, tendo as funções de aliviar as dores e de melhorar a circulação sanguínea.

A Acupunctura , Moxabustão, manipulação de Aquecimento de Tui-Na, e vários produtos de Fitoterapia, são ótimas terapias para estimular o yang-qi , fazer fluir o sangue e descontrair os tendões e os músculos. 

Na natureza, a água evapora com o excesso de calor; nos seres humanos a energia da água é libertada pelo excesso de stress e de emoções fortes. A forma de se conservar a energia da água é através da quietude e do repouso. Tente se manter “frio”.