Nosso Trabalho

Simone Elias e Antonio Carlos - Terapeutas Holísticos - Formados pela Humaniversidade Holística (Naturopatia) e Anbath - Associação Nipo Brasileira de Acupuntura e Terapias Holísticas (Acupuntura) - Trabalhamos com Acupuntura, Massagens com óleos essenciais, Moxabustão, Aurículo, Radiestesia e Radiônica, Florais (através do Mapa Astral e da Radiestesia), Taro, Astrologia. Pacotes para datas especiais, Vale-Presente, Atendimentos Empresarias, Palestras e Cursos.

Contatos:
simoneterapeuta2013@gmail.com
antoniocarlosterapeuta2013@gmail.com
São Paulo - Nazaré Paulista - Atibaia e Região

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Diagnóstico através do Sistema Yin / Yang


A partir da desarmonia ou interrupção do fluxo da energia (Yin/Yang) podem-se estabelecer os desequilíbrios endógenos (emoções) e a vulnerabilidade aos agentes agressores externos (frio, calor, umidade, etc.)

Na medicina tradicional chinesa (MTC) as doenças são vistas como um desequilíbrio causado por agentes externos (vento, secura, calor, umidade e frio) associados a sentimentos ou estados emocionais ( raiva, medo, alegria, preocupação e tristeza).

Por exemplo, o reumatismo é denominado como “doença” do frio da tristeza e da umidade.

A caracterização Yin/Yang é essencial no processo diagnóstico, contudo para ser concluída e portanto permitir a melhor opção terapêutica que restabeleça o equilíbrio do organismo faz-se necessário identificar os fatores internos (meridianos ou órgãos atingidos) bem como os agentes patogênicos aos quais o organismo está exposto.
A exemplo, seguem-se algumas das características que nos ajudam a identificar a constituição Yin/Yang de cada indivíduo:

TIPO YANG :

♦ Super-alimentação
♦ Músculos grandes e fortes
♦ Gordura tipo andróide e dura (mais no tórax, peito e abdominal com tendência a inchaços na região abaixo do umbigo.
♦ Face corada, pele quente, pés e mãos quentes, gesticula com movimentos rápidos
♦ Respiração forte, voz alta, emoções exaltadas, sudorese (transpiração) abundante.
♦ Pressão arterial com tendência a ser alta.
♦ Dorme pouco.

Tipo YIN:

♦ Cansa-se com facilidade, pouca força muscular.
♦ Formação de varizes.
♦ Prisão de ventre pela diminuição dos movimentos peristálticos, as vezes diarréia.
♦ Abdômen dilatado por pouco tônus muscular. Mais gordura abaixo da cintura e mais mole. Come pouco mas engorda.
♦ Rosto redondo, pele mais fria.
♦ Tendência a palidez ou pele amarela.
♦ Voz baixa e suave, introspectivo, introvertido e melancólico.

Ainda sobre o processo diagnóstico e dimensão dos fatores exógenos, lê-se no Nei Ching (clássico da MTC):

"Quando o Yang é mais forte, as pessoas podem suportar o Inverno, mas não suportam o verão...quando o Yin é mais forte as pessoas podem suportar o verão mas não suportam o Inverno."

Ling Shu complementa esclarecendo que:
“As doenças Yang acontecem no Inverno e as doenças Yin acontecem no verão.”

Na MTC o homem é um microcosmo, e como tal, as leis cósmicas atuam nele como o fazem na natureza. Ele tem as suas variações de energia com os seus próprios movimentos e ciclos para assegurar a sua permanência e adaptação.
Um exemplo claro da percepção chinesa para essa dinâmica é a descrição que assinala o aumento da energia Yin durante a noite e Yang durante o dia.
Com esta preciosa informação poderemos assim identificar planos de prevenção para o padrão Yin e para o padrão Yang.

Nas várias ferramentas de auto cura tais como, alimentação Yin / Yang (tabela de conduta alimentar para indivíduos tipo Yin e tipo Yang) e a auto massagem nos pontos de alarme, encontrarão um meio de chegar ao equilíbrio e saúde global.
Os bons princípios gerais da dietética da medicina chinesa auxiliam o indivíduo a retomar as “rédeas” da sua vida em relação à alimentação, e com isso, regular o seu biorrítmo.