Nosso Trabalho

Simone Elias e Antonio Carlos - Terapeutas Holísticos - Formados pela Humaniversidade Holística (Naturopatia) e Anbath - Associação Nipo Brasileira de Acupuntura e Terapias Holísticas (Acupuntura) - Trabalhamos com Acupuntura, Massagens com óleos essenciais, Moxabustão, Aurículo, Radiestesia e Radiônica, Florais (através do Mapa Astral e da Radiestesia), Taro, Astrologia. Pacotes para datas especiais, Vale-Presente, Atendimentos Empresarias, Palestras e Cursos.

Contatos:
simoneterapeuta2013@gmail.com
antoniocarlosterapeuta2013@gmail.com
São Paulo - Nazaré Paulista - Atibaia e Região

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Como se tornar um vegetariano do jeito mais fácil



"Primeiramente, ser vegetariano não é pra todo mundo, apesar de ser fácil.

O que acontece normalmente, é a pessoa querer ser vegetariana e depois de duas semanas, acaba desistindo.

Agora, com as dicas que vou passar, você vai perceber que realmente é fácil ser vegetariano, basta prestar atenção a alguns detalhes.

Por que se tornar vegetariano?

Bom, o vegetarianismo não é para todo mundo. Mas como assim? Bem, se você é um comedor fanático de carne, que mal pode esperar o domingo para ir almoçar numa churrascaria, pode ser que você não esteja interessado em parar de comer carne. Pode ser que você nem seja tão fanático assim por carne, mas ainda assim não está interessado em abandonar o consumo de carne. Então, o vegetarianismo não é para vocês.

Agora, se você realmente está motivado, seja por querer uma alimentação mais saudável, seja por motivos religiosos (a maioria dos budistas e dos hinduistas não come carne), seja porque você se solidariza com as questões ambientais e dos maus tratos com os animais, ou por qualquer outro motivo que você tenha, se tornar vegetariano é extremamente fácil.

Razões para se tornar vegetariano:

Cortar gordura. Enquanto a carne fornece uma grande quantidade de proteína, ela também fornece uma grande quantidade de gordura, principalmente a carne bovina, que tem uma quantidade imensa de gordura entre as fibras musculares.

Evitar intoxicações alimentares. É sabido que um dos maiores meios de cultura para bactérias patogênicas (que podem provocar doenças) é a carne, o sangue, o leite e os ovos. Claro que alimentos de origem vegetal podem provocar intoxicações alimentares, mas a chance de isso acontecer é muito menor do que com a carne. Alimentos de origem vegetal, se armazenados incorretamente, estragam e apresentam odor característico e, às vezes, mofo. Alimentos de origem animal, quando estragam, demoram mais tempo para aparecer sinais, o facilita a proliferação de intoxicações.

Reduzir o sofrimento animal. Tanto você quanto a maioria das pessoas nunca entrou em abatedouro de aves, de bois, porcos ou em algum criador de peixes. Acredito que vocês nunca viram estes animais tomarem choques elétricos ou tiros com uma pistola de ar comprimido ou ficar sufocando por não conseguir respirar. Também não viram que muitos são degolados ainda conscientes, pois a descarga elétrica que levaram antes não foi o suficiente para atordoá-los, sem contar os maus-tratos durante o processo de criação e engorda. Deixando de comer carne, você reduz a sua participação nisso.

Ajudando o meio-ambiente. Na verdade, existem inúmeras maneiras que a indústria de produção de carnes prejudica o meio-ambiente. Basta ver a quantidade imensa de terras que são desmatadas todos os anos para aumentar os pastos para a criação de gado. Ou então a enorme quantidade de grãos que deve ser produzida no único intuito de alimentar os animais que vão para o abate.

Ajuda na perda de peso. É possivel ser vegetariano e ainda assim ganhar peso, mas é muito difícil. Como os alimentos de origem vegetal tem menos calorias, o vegetarianismo pode ser ótima opção de dieta para perca de peso, sem que a pessoa tenha aquela sensação de fome.

13 Dicas para se tornar vegetariano:

Ter boas razões. Se você só quer se tornar vegetariano por modismo, dificilmente conseguirá ir em frente, e acabará desistindo rapidamente – não por que se tornar vegetariano seja difícil, mas porque qualquer mudança de estilo de vida ou mudança de hábito requer um pouco de motivação. Você precisa primeiro encontrar sua motivação para se tornar vegetariano. O resto é fácil.

Ler. Antes de começar qualquer coisa nova, sempre é bom se informar o máximo possível a respeito. Aconselho a fazer o mesmo com o vegetarianismo. Não é necessário nem ir atrás de livros, já que a internet tá lotada de bons sites a respeito.

Encontrar boas receitas. Muita gente pensa que para ser vegetariano basta só tirar a carne do prato e substituir  por salada. Esta é uma opção errada, já que a refeição vai ficar muito chata. Basta dar uma olhada na internet que você vai encontrar milhares de receitas saborosas sem carne.

Tente uma ou duas receitas por semana. Minha sugestão é que você escolha uma ou duas receitas vegetarianas para testar por semana. Rapidamente, você terá uma coleção de 20 a 30 receitas, para você alternar durante a semana. Normalmente as pessoas tem entre 5 e 10 receitas que cozinham regularmente.

Substituições.Você pode tentar as suas receitas tradicionais, substituindo a carne por substitutos vegetais, como a soja, por exemplo.

Comece com a carne vermelha. Uma boa opção é fazer uma transição gradual, que pode funcionar muito bem para algumas pessoas. Primeiro, elimine a carne vermelha e acrescente um ou dois pratos vegetarianos. Depois de duas semanas, você pode acrescentar mais um ou dois pratos vegetarianos e retirar a carne de frango, e assim sucessivamente até eliminar toda a carne de sua dieta. Se achar que duas semanas é pouco, experimente um mês.

Planeje suas refeições. Faça uma lista do que você normalmente comeria nas suas refeições (café da manhã, almoço, janta e lanches). Depois, pense em alternativas vegetarianas e faça uma nova lista. Por exemplo, em vez de comer um frango refogado, uma opção é substituir por tofu. Com uma lista de substituições na mão, fica mais fácil ir às compras.

Contar aos amigos e familiares. Se você realmente está a fim de se tornar vegetariano, a melhor coisa a fazer é conversar com seus familiares e amigos, já que uma hora ou outra você ainda vai almoçar ou jantar com eles, irá a restaurantes, eventos sociais.

Planeje com antecedência. Não é porque você se tornou vegetariano que você vai se privar de ir a uma churrascaria ou a um happy hour. Basta você planejar antes o que vai comer. Às vezes, dependendo do lugar que você vai, pode levar um prato vegetariano, só avise o anfitrião antes.

Cozinhe antecipadamente. Muitas vezes, chegamos em casa morrendo de fome. Uma solução prática é cozinharmos antecipadamente algum prato vegetariano que seja fácil de esquentar, como um chili vegetariano, por exemplo.

Tira-gostos vegetarianos. Existem milhares de receitas de tira-gostos vegetarianos, que podemos ter prontos, para aquela hora que bater a fome. Amêndoas cruas ou torradas, salgadinhos de milho ou soja, frutas secas ou o que mais você gostar, as opções são muitas.

Restaurantes vegetarianos. Procure na sua cidade se existe algum bom restaurante vegetariano ou que ofereça opção de pratos vegetarianos.
Alimentos vegetarianos comprados prontos. Uma boa opção é ver no seu mercado as opções de alimentos prontos vegetarianos. Por exemplo, perto de minha casa tem uma loja de conveniências que vende um maravilhoso rondele de espinafre e uma série de outras massas sem carne.

Alimentos vegetarianos comprados prontos. Uma boa opção é ver no seu mercado as opções de alimentos prontos vegetarianos. Por exemplo, perto de minha casa tem uma loja de conveniências que vende um maravilhoso rondele de espinafre e uma série de outras massas sem carne."