Nosso Trabalho

Simone Elias e Antonio Carlos - Terapeutas Holísticos - Formados pela Humaniversidade Holística (Naturopatia) e Anbath - Associação Nipo Brasileira de Acupuntura e Terapias Holísticas (Acupuntura) - Trabalhamos com Acupuntura, Massagens com óleos essenciais, Moxabustão, Aurículo, Radiestesia e Radiônica, Florais (através do Mapa Astral e da Radiestesia), Taro, Astrologia. Pacotes para datas especiais, Vale-Presente, Atendimentos Empresarias, Palestras e Cursos.

Contatos:
simoneterapeuta2013@gmail.com
antoniocarlosterapeuta2013@gmail.com
São Paulo - Nazaré Paulista - Atibaia e Região

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Síndrome das Pernas Inquietas


"A Síndrome das Pernas Inquietas é uma doença crônica que se caracteriza por sintomas exclusivamente subjetivos, de sensações de desconforto, de parestesias nos membros, principalmente inferiores, presentes no repouso e que são aliviadas pela urgência em movê-los. Apesar de causar um grande impacto na qualidade de vida de seus portadores, trata-se de uma entidade cujos mecanismos neurofisiológicos e fisiopatológicos não foram ainda claramente desvendados.

No entanto, é importante o seu reconhecimento, pois o tratamento atual com drogas agonistas dopaminérgicas promove um grande alívio no sofrimento dos pacientes. Os pacientes referem sensações desconfortáveis, descritas como agulhadas, um prurido interno, que melhoram com uma atividade motora intensa, com movimentos vigorosos das pernas em flexão, extensão ou cruzamento. Esses sintomas pioram no decorrer do dia ou à noite, prejudicando a qualidade do sono. A intensidade desses sintomas varia de um paciente a outro e também com relação a freqüência.

Os sintomas das pernas inquietas provocam um grande impacto negativo na vida do seu portador: a disestesia contínua no leito pode gerar um desespero tão intenso a ponto de o paciente ter idéias suicidas; problemas de ordem conjugal surgem, por causa dos movimentos contínuos causados durante o sono pelo paciente. Muitos pacientes referem sonolência diurna e fadiga. Em casos mais graves, o paciente deixa de ter uma vida social adequada, e por exemplo, é impossibilitado de fazer viagens longas, assistir a filmes, participar de reuniões sociais ou simplesmente ler um livro. Existe uma relação familial em 1/3 dos casos, sendo a herança provavelmente autossômica dominante. A SPI pode estar relacionada a outras condições, como anemia ferropriva e polineuropatia.

A relação com a polineuropatia não é bem clara, podendo para alguns autores ser ela a causa da SPI.
Estima-se que entre 2% e 15% de toda a população possam experimentar os sintomas da SPI. Embora a prevalência da SPI aumente com a idade, ela possui um idade variável de início, podendo até mesmo ocorrer na infância. Em pacientes com SPI severa, um terço a dois quintos, os sintomas tiveram seus inícios antes dos 20 anos de idade, embora o diagnóstico preciso de SPI tivesse sido fechado muito mais tarde. O diagnóstico da SPI é basicamente clínico, estando primeiramente baseado no histórico apresentado pelo paciente. No entanto o Grupo Internacional de Estudos da SPI, propôs critérios mínimos de diagnóstico para SPI:

1-desejo de movimentar os membros, geralmente associado a parestesia ou disestesia, sensações que ocorrem espontaneamente, durante o despertar, na “profundidade das extremidades” e não superficialmente na pele;
2-inquietude motora - os pacientes durante a vigília se mexem para aliviar os sintomas de parestesia ou disestesia ou de desconforto nas pernas;
3-sintomas pioram ou estão presentes só no repouso;
4-sintomas pioram no fim do dia ou à noite.

O paciente é mantido imóvel no leito, com as pernas em hiperextensão. Esse método desencadeia sensações parestésicas e movimentos periódicos de membros em 81% dos pacientes com SPI, sendo feito registro eletroneuromiográfico do músculo tibial anterior. Este método é considerado anti-ético na grande maioria dos países. A severidade da SPI varia de paciente para paciente. Até o presente momento, não foi identificado um medicamento único ou em combinações que possam ser indicados para todos os pacientes. Os pacientes e os médicos devem atuar em conjunto para encontrar a melhor o opção para cada caso específico.

A American Academy of Sleep Medicine reconhece que os agentes dopaminérgicos são as drogas que melhor resultado oferecem no tratamento da SPI. No entanto o L-Dopa (primeira droga usada), por exemplo, é eficaz, porém em pouco tempo deixa de ser benéfico e conduz ao grave estado da Síndrome do Aumento (Augmentation).

Há, ainda, pouca informação sobre a visão da Medicina Tradicional Chinesa em relação da Síndrome das Pernas Inquietas. No entanto os autores e pesquisadores chineses concordam que esta situação envolve alterações na circulação do Sangue (Xue), pelos Canais (Jing). Com base nas Teorias da Medicina Tradicional Chinesa, a SPI está principalmente relacionada com:

• Deficiência de Sangue(Xue);
• Frio combinado com Estagnação do Sangue (Xue);
• Estagnação no Aquecedor Inferior (Xia Jiao);
• Insuficiência da Essência (Jing) do Rim (Shen);

Deficiência de Sangue(Xue)
A deficiência de Sangue (Xue) está associada aqui, com o Fígado (Gan), possibilitando a geração do Vento Interno (Nei Feng), que se manifesta através dos movimentos dos membros inferiores, necessários para amenizar a sensações desconfortáveis.
As deficiências de ferro e ferritina, associadas com a Síndrome das Pernas Inquietas, também indica um nível importante de deficiência de Sangue (Xue), o que nos indica um nível de deficiência do Baço (Pi).

Frio combinado com Estagnação do Sangue (Xue)
A situação em que há uma dificuldade de circulação sangüínea nos membros inferiores e a indicação de que o movimento e o calor, aliviam um pouco os sintomas, sugerem o envolvimento de Estase de Sangue (Yu Xue) e do Frio Patogênico (Xie Han).
A situação de sensações desconfortáveis, normalmente citadas como formigamento, está relacionada, de acordo com a Medicina Tradicional Chinesa, tanto com Deficiência do Sangue (Xue Xu), como Estagnação de Sangue (Xue Zhi).

Estagnação no Aquecedor Inferior (Xia Jiao)
Sugere-se a relação da Síndrome das Pernas Inquietas com o Aquecedor Inferior (Xia Jiao), pelo fato da localização de seus sintomas estar principalmente nos membros inferiores.

Insuficiência da Essência (Jing) do Rim (Shen)
Estudos modernos indicam uma possível falha no metabolismo cerebral, como dentro do mecanismo patológico da Síndrome das Pernas Inquietas, sugerindo uma relação com o Rim (Shen), e consequentemente com o Cérebro (Nao).
O Rim (Shen) envolve-se, principalmente através de sua característica em albergar a Essência (Jing), esta nutrir e gerar a Medula (Sui), e esta formar o Cérebro (Nao), também conhecido por Mar da Medula (Sui Hai)
Quanto à Teoria dos Órgãos e Vísceras (Zang Fu), temos que a Síndrome das Pernas Inquietas, possui um relação com:

• Rim (Shen);
• Fígado (Gan);
• Coração (Xin);
• Baço (Pi).

Quanto à Teoria dos Canais e Colaterais (Jing Luo), temos que de acordo com os relatos pelos pacientes, os Canais (Jing) mais afetados são:

• Vesícula Biliar (Dan);
• Estômago (Wei).

De acordo com as informações sobre as causas e mecanismos patológicos temos que a Síndrome das Pernas Inquietas está relacionada com a síndrome de:

• Estagnação de Sangue (Xue) noa Canais da Vesícula Biliar (Dan) e do Estômago – Wei Dan Jing Xue Zhi

Neste trabalho 5 pacientes com diagnóstico de SPI foram tratados com acupuntura, tendo sido avaliados antes e depois do tratamento. Para verificação dos resultados os pacientes foram solicitados a marcar o grau de desconforto em uma escala visual analógica variando de 0 a 10 e  responderam a um Questionário de Qualidade de Vida específico para Síndrome das Pernas Inquietas e também mencionaram quaisquer outros sintomas direta ou indiretamente associados com a SPI.
Para o tratamento no trabalho em questão foram seguidos os seguintes princípios:

• Resolver a estagnação de Sangue (Xue);
• Nutrir o Sangue (Xue);
• Ativar a circulação de Qi e Sangue (Xue);
• Fortalecer o Rim (Shen) e o Fígado (Gan);
• Nutrir o Cérebro (Nao).

Acupuntura Sistêmica

•         BP10 (Xuehai)
•         E36 (Zusanli)
•         R3 (Taixi)
•         VB34 (Yanglingquan)
•         VB39 (Xuanzhong)
•         F3 (Taichong)
•         VG20 (Baihui)
•         Yintang

Acupuntura Craniana

Área Motora e Sensorial das Pernas
Acupuntura Abdominal
Pontos selecionados:
• VC4 (Guanyuan)
• VC12 (Zhongwan)
• E26 (Wailing)

Acupuntura Auricular

Pontos selecionados:

• Shenmen
• Rim
• Fígado
• Baço
• Sub-córtex
• Cérebro
• Local

Todos os cinco pacientes apresentaram uma importante melhora na qualidade de vida em todos os domínios do IAQVSPI.

Os resultados pré e pós tratamento respectivamente para cada domínio do IAQVSPI foram:

Função social = 63,75 – 81,25;                           + 27,45%
Função diária = 60,13 – 82,79;                            + 37,68%
Qualidade de sono = 31,12 – 74,44;                   + 139,20%
Bem estar emocional = 23,37 – 68,33.              + 192,38%

Após o término do presente estudo e com base em uma grande quantidade de pesquisas e publicações científicas sobre acupuntura (mesmo que pouca pesquisa sobre a acupuntura e SPI), foi possível perceber que a prática regular da acupuntura pode ser eficiente para aliviar os irritáveis sintomas da Síndrome das Pernas Inquietas, assim como melhorar a qualidade de vida dos pacientes.
Foi possível concluir com a realização deste estudo que a acupuntura pode ser de grande ajuda para os sinais e sintomas direta ou indiretamente associados com a SPI.

Estudos maiores e mais aprofundados devem ser conduzidos com a finalidade de obter uma compreensão mais precisa dos mecanismos de ação da acupuntura no tratamento desta doença, de modo que os resultados pudessem ser encarados como evidências."