Nosso Trabalho

Simone Elias e Antonio Carlos - Terapeutas Holísticos - Formados pela Humaniversidade Holística (Naturopatia) e Anbath - Associação Nipo Brasileira de Acupuntura e Terapias Holísticas (Acupuntura) - Trabalhamos com Acupuntura, Massagens com óleos essenciais, Moxabustão, Aurículo, Radiestesia e Radiônica, Florais (através do Mapa Astral e da Radiestesia), Taro, Astrologia. Pacotes para datas especiais, Vale-Presente, Atendimentos Empresarias, Palestras e Cursos.

Contatos:
simoneterapeuta2013@gmail.com
antoniocarlosterapeuta2013@gmail.com
São Paulo - Nazaré Paulista - Atibaia e Região

segunda-feira, 21 de março de 2011

Tendinite e Bursite... O que são?

         

  
Tendinite – é a inflamação ou irritação de um tendão. Tendões são espessas cordas fibrosas que prendem os músculos aos ossos. Eles servem para transmitir a força de contração muscular necessária para mover um osso.

Bursite – é a inflamação ou irritação de uma “bursa”. Esta é um pequeno saco localizado entre o osso e outras estruturas móveis, como músculos, pele ou tendões. Ela permite e facilita um melhor deslizamento entre as estruturas. Desde que os tendões e as “bursas” estão localizados próximas às articulações, qualquer processo inflamatório nestes tecidos moles será percebido freqüentemente por pacientes como dor na articulação e, equivocadamente como artrite. Os sintomas são semelhantes:

-          Dor e rigidez, agravados por movimentos;
-          Dor principalmente noturna,
-          Inchaço local pode acontecer.

Qualquer tendão ou bursa no corpo humano pode ser afetado, mas aqueles localizados nos ombros, cotovelos, punhos, dedos, quadris, joelhos, tornozelos e pés, são os mais freqüentes. Tendinites e bursites são condições normalmente temporárias, mas podem se tornar crônicas e, ao contrário da artrite, eles não causam deformidade.

A causa mais comum de tendinite e bursite é o trauma local ou o “excesso”  durante o trabalho ou jogo, particularmente se a pessoa tem um mau condicionamento físico, má postura, ou usa o membro afetado em uma posição forçada e desajeitada. Ocasionalmente uma infecção dentro da bursa ou ao redor do tendão será responsável pela inflamação. Tendinite e bursite podem estar associadas com outras doenças como artrite reumatóide, gota ou artrite psoriásica, inclusive, existe uma maior freqüência das artrites reativas.
Os problemas de ordem músculo-esquelética são comuns para pessoas de todas as idades, sendo uma das grandes causas de afastamento do trabalho.
É necessário o exame médico para que se detecte qual o mal que está acometendo a pessoa.



Tratamentos alternativos através da Medicina Tradicional Chinesa
        

No conceito oriental chinês, a tendinite é a obstrução do fluxo energético em alguns canais, o que dificulta a circulação de Qi (energia) e Xue (sangue) da região obstruída. O Gan (Fígado) é o responsável pelo funcionamento normal dos tendões, nutrindo-os com o seu Qi e Xue. Quando o Xue do Gan se torna deficiente, os tendões podem ser acometidos de fraqueza, debilidade articular na contração e relaxamento, espasmos ou tremores. 

Pelo fato do canal estar obstruído e as funções energéticas do Gan normalizadas, haverá um excesso de energia em outra parte do corpo, mais especificamente no próprio Gan. Pessoas que apresentam alguma desarmonia do Gan podem apresentar facilmente sintomas como nervosismo, inquietude, irritação, raiva ou acessos de fúria.

O tratamento da tendinite/bursite pela Medicina Tradicional Chinesa consiste, principalmente, na observação minuciosa da localização da dor e de seu respectivo trajeto.

Existem vários métodos terapêuticos para o tratamento da tendinite, como por exemplo: moxabustão, acupuntura e fitoterapia. Estas e outras técnicas são estratégias terapêuticas escolhidas através de um diagnóstico preciso e complexo obtido por meio de anamnese.


Vale sempre lembrar que, apesar de serem técnicas eficientes, NÃO dispensam e nem substituem o tratamento médico em andamento.