Nosso Trabalho

Simone Elias e Antonio Carlos - Terapeutas Holísticos - Formados pela Humaniversidade Holística (Naturopatia) e Anbath - Associação Nipo Brasileira de Acupuntura e Terapias Holísticas (Acupuntura) - Trabalhamos com Acupuntura, Massagens com óleos essenciais, Moxabustão, Aurículo, Radiestesia e Radiônica, Florais (através do Mapa Astral e da Radiestesia), Taro, Astrologia. Pacotes para datas especiais, Vale-Presente, Atendimentos Empresarias, Palestras e Cursos.

Contatos:
simoneterapeuta2013@gmail.com
antoniocarlosterapeuta2013@gmail.com
São Paulo - Nazaré Paulista - Atibaia e Região

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Dor cervical e lombar - acupuntura


Caso clínico
Publicado por Nuno Lemos a 10 Junho, 2011, 12:03 am

Paciente do sexo feminino, 72 anos de idade, recorreu às consultas de acupuntura devido à presença de dores fortes nas costas e região lombar. As dores nas costas e região cervical irradiavam para o membro superior direito e a dor lombar irradiava pelo membro inferior direito.

A cervicalgia e a lombalgia apresentavam sintomas semelhantes (sensação de peso, sensibilidade a alterações atmosféricas, agravamento com frio). Os sintomas são característicos de um padrão de Umidade-Frio.

O tratamento selecionado foi a acupuntura. Ao todo foram realizadas 3 consultas de acupuntura após as quais a paciente referiu desaparecimento total da sintomatologia existente.
  
QUEIXA PRINCIPAL

Mieloma desde 2005 seguida nas consultas de oncologia. Paciente parou quimio há 2 anos. Aconselhada por médica a fazer acupuntura.

Dores na região dorsal: sem associação com mieloma.

Dores dorsais e lombares: antes do mieloma já tinha problemas de coluna. Dorsalgia quase todos os dias mas para o final da tarde irradia para o ombro e braço direito e de manhã tem dor tipo moinha, a tarde fica mais agressiva.

Sensação de peso, dor surge com alterações atmosféricas. Frio e umidade provocam dor mais agressiva. Piora com esforços físicos, não sente que a dor melhora com movimento.

Dor segue ao longo do trajeto do nervo radial até meio do braço.

Lombalgia - é mais antiga.Irradia para a perna direita.

Sintomas idênticos às dores na região cervical.Dor ao longo do meridiano da VB até VB31.

MEDICAÇÃO

hipertensão – isoptim hta 240, kozar

colesterol – zocor 2 mg
  
infecções urinárias de repetição – vacina em tratamento prolongado – urovaxol.

furadantina – prevenção de infecções

síndrome vertiginoso – betaserk

DIAGNÓSTICO

Cervicalgia por umidade-frio

Lombalgia por umidade-frio

EXPLICAÇÃO

A paciente apresenta dor com sensação de peso e grande sensibilidade a alterações atmosféricas. Estes sintomas são típicos de um padrão de umidade. O fato dos sintomas também agravarem com tempo úmido e frio indica a existência de um padrão de umidade-frio, provavelmente com predominância de umidade.

O fato da dor agravar com esforços físicos também indica que possa existir um padrão de deficiência associado.

ACUPUNTURA

jiaji cervicais 3, 20VB, 21VB, 14TA, 13TA, 12TA

JIAJI LOMBARES (L5, L4, L3, L2), ASHI AO LONGO DA CRISTA ILÍACA E REGIÃO SAGRADA, TIRGGER/29VB, 31VB

EXPLICAÇÃO

Foi feita seleção de pontos de acordo com o sistema nervoso: em primeiro selecionaram-se pontos a nível das raízes radiculares (jiaji cervicais e lombares) e ao longo do percurso da dor. No membro superior a dor seguia ao longo do braço pelo percurso do nervo mediano. No membro inferior o seu percurso era muito semelhante ao percurso de trajetos dolorosos associados a pontos gatilho. Por essa razão foram estimulados pontos (29VB, 31VB) associados a pontos gatilho.

2ª CONSULTA

FEEDBACK

sem dor na cervical e braço.

sem dor na perna.

dor na região lombar: diminui intensidade. tem períodos sem dor.

ACUPUNTURA

IDÊNTICA

COLOQUEI ALGUNS JIAJI E ASHI DO LADO ESQUERDO.

3ª CONSULTA

 FEEDBACK

sem dor na cervical.

sem dor na lombar.

ACUPUNTURA

JIAJI CERVICAIS, 20VB, 21VB, 14TA, 12TA

JIAJI LOMBARES L5, L4, L3, 1 ASHI, 31VB