Nosso Trabalho

Simone Elias e Antonio Carlos - Terapeutas Holísticos - Formados pela Humaniversidade Holística (Naturopatia) e Anbath - Associação Nipo Brasileira de Acupuntura e Terapias Holísticas (Acupuntura) - Trabalhamos com Acupuntura, Massagens com óleos essenciais, Moxabustão, Aurículo, Radiestesia e Radiônica, Florais (através do Mapa Astral e da Radiestesia), Taro, Astrologia. Pacotes para datas especiais, Vale-Presente, Atendimentos Empresarias, Palestras e Cursos.

Contatos:
simoneterapeuta2013@gmail.com
antoniocarlosterapeuta2013@gmail.com
São Paulo - Nazaré Paulista - Atibaia e Região

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Aromaterapia - Óleos Essenciais



Aromaterapia é a arte e a ciência de utilizar óleos essenciais para proporcionar bem estar físico,mental e emocional. É um tipo de terapia extremamente simples em seu uso, apesar de exigir conhecimento e cuidados por parte do usuário e principalmente do profissional da área de saúde ou estética pois, por serem altamente concentrados, os óleos essenciais devem ser usados diluídos ou em baixas concentrações para evitar reações de sensibilização e irritações, entre outras. Também pode ser considerada democrática, uma vez que a Aromaterapia combina-se bem com os mais diversos tipos de tratamentos, sejam convencionais ou alternativos. Além de tudo isto, a Aromaterapia é prazerosa, mexe com nossas emoções, nossos sentimentos, nossa VIDA!

Óleos Essenciais são presentes da natureza, que é a doadora dos mais valiosos ingredientes para a vida. Para enxergarmos esses presentes, devemos olhar com os olhos da criança e o respeito do sábio. Os óleos essenciais são cada vez mais procurados para a saúde e a beleza, auxiliando na cura de doenças, cicatrização de ferimentos e também no equilíbrio do corpo e da alma. São extraídos de plantas por destilação, expressão à frio ou enfloragem e possuem certas características que as tornam únicas: devem ser puras – sem adição de solventes ou outras substâncias químicas – naturais, aromáticas, curativas, de consistência oleosa e voláteis, ou seja, evaporam à temperatura ambiente. Podem ser extraídos de raízes, folhas, tronco, resinas, flores, etc.

Podemos absorver o óleo essencial através da pele e do nariz, que são as vias mais seguras.

Na pele deve-se tomar cuidado extra, para evitar reações alérgicas, sensibilizações, queimaduras, irritações, etc. Como mencionado, devem ser usados diluídos em veículos carreadores (cremes neutros, óleos vegetais). Penetrando na pele, os óleos essenciais entrarão na corrente sanguínea e agirão nos órgãos internos, sendo excretadas as quantidades não metabolizadas.

Via olfato deve-se tomar cuidado com o tempo de exposição e concentração. Uma parte do aroma inalado vai para os pulmões via traquéia, penetrando nos brônquios, bronquíolos e alvéolos, passando para a corrente sanguínea nas trocas gasosas, agindo da mesma forma da penetração cutânea. Outra parte do aroma vai para o cérebro, atingindo o Sistema Nervoso Central e mais especificamente o Sistema Límbico, que é nosso antigo Cérebro das Emoções, responsável por nossas emoções, nossos comportamentos e atitudes, nossa memória e nossos humores. Para esta via, pode-se usar aromatizadores pessoais, aromatizadores à vela ou elétricos e pout pourris.

Desta forma, cada óleo essencial agirá de uma forma diferente no nosso corpo, física-mental e emocionalmente, de acordo com sua composição química. Por isto, podemos dizer que a Aromaterapia é Holística, pois podemos atacar diversos males sob todos os aspectos, pois não podemos tratá-los isoladamente. Uma gastrite nunca é somente uma gastrite, mas um conjunto de fatores que culminam numa gastrite e assim vai. E cada pessoa é diferente das demais e, portanto, deve ser tratada de forma única e individual. Sendo assim, na Aromaterapia nunca se sugere um óleo essencial para uma gastrite de uma pessoa e para todas as outras que possuem gastrite, mas será uma sinergia de óleos essenciais considerando todos os outros aspectos da vida destas pessoas. E aí é que a Radiestesia pode ser usada como uma boa aliada na identificação dos óleos específicos necessários para cada pessoa.

Dica da Semana – Óleos Essenciais
  
           
Duas receitas que podem ser feitas em casa:

1- Máscara para os pés
Colocar os pés durante cinco minutos em um recipiente com água morna. Lixar as partes mais ásperas para retirar as células mortas. Fazer a seguinte mistura:
10 ml de óleo de copaíba
08 gotas de óleo essencial Tea Tree (cicatrizante, anti-séptico entre outras)
11 gotas de óleo essencial de Gerânio (cicatrizante, fungicida entre outras)
Misture os três ingredientes, umedeça um cotonete nessa mistura e passe nas unhas.
Em seguida, use um bom creme hidratante para fazer massagem nos pés. Durma com meia para potencializar o resultado.

2- Aromas para ambientes

Experimente utilizar no difusor óleo essencial de laranja diluído em água. O OE de Laranja é calmante, acolhedor e alegre, além de atrair a prosperidade. Se misturado ao óleo essencial de cravo deixa o ambiente mais leve ainda.