Nosso Trabalho

Simone Elias e Antonio Carlos - Terapeutas Holísticos - Formados pela Humaniversidade Holística (Naturopatia) e Anbath - Associação Nipo Brasileira de Acupuntura e Terapias Holísticas (Acupuntura) - Trabalhamos com Acupuntura, Massagens com óleos essenciais, Moxabustão, Aurículo, Radiestesia e Radiônica, Florais (através do Mapa Astral e da Radiestesia), Taro, Astrologia. Pacotes para datas especiais, Vale-Presente, Atendimentos Empresarias, Palestras e Cursos.

Contatos:
simoneterapeuta2013@gmail.com
antoniocarlosterapeuta2013@gmail.com
São Paulo - Nazaré Paulista - Atibaia e Região

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Shiatsu


Shiatsu é uma massagem japonesa que utiliza recursos de pressão e vibração da técnica japonesa do Anma, que por sua vez tem origem no Do-in chinês. A palavra Shiatsu significa pressão (“Atsu”) com os dedos (“Shi”).

O Shiatsu é uma das ramificações da Medicina Tradicional Chinesa que trabalha com pressão com os dedos em cima dos canais de energia do corpo (meridianos), assim equilibrando o fluxo da energia vital “Tchi”. Também atuam neste fluxo energético o Do-in, a Acupuntura, o Anma, entre outras terapias.

É extremamente recomendado contra problemas de coluna, estresse, insônia, problemas de deficiência funcional de órgãos, como problemas de rim, problemas com evacuação e até mesmo uma simples queimação de estômago, problemas psicossomáticos como depressão, baixa auto-estima e uma infinidade de outras coisas.

Não é recomendado para febres, infecções, doenças contagiosas, fraturas, varises, câncer sem tratamento.
Sua eficácia se dá devido ao funcionamento da massagem. Em alguns pontos dos meridianos por onde a energia circula podem ocorrer algumas interrupções do fluxo energético, devido a vários fatores, e isso gera um excesso ou uma deficiência de energia tchi.

No shiatsu, estes trajetos são pressionados e massageados para normalizar o fluxo de energia. Meridianos com excesso de energia, normalmente se apresentam doloridos e tensos. Já os meridianos com falta de energia se apresentam indolores, “vazios” e sente-se uma “dor agradável” ao massageá-lo devido à estimulação do fluxo energético.

Desta forma, o Shiatsu atua equilibrando os excessos e as deficiências dos meridianos. Este equilíbrio proporciona ao organismo boas condições de funcionamento, sensação de relaxamento e bem-estar.
As doenças seriam causadas pelo desequilíbrio no fluxo dessas energias e a técnica atuaria como um tratamento preventivo, evitando assim, a instalação de doenças.

Dica da Semana – Um pouquinho de prática – Shiatsu Facial


Já que a idéia é proporcionar bem-estar, que tal exercitar um pouquinho o shiatsu facial em casa? Ainda que sendo um “terapeuta amador”, acreditamos que você irá se surpreender com os resultados se dedicar um pouquinho do seu tempo para você mesma (o).
Nesta variante do shiatsu a intenção é estimular os meridianos da face e, conseqüentemente, auxiliar a produção de proteína. Esta prática, além de proporcionar uma enorme sensação de relaxamento, evita o aparecimento de rugas, pois a pele fica mais hidratada e oxigenada.

Vamos lá então?

Primeiramente reserve alguns minutos no período do dia em que poderá dedicar para massagear o seu rosto sem ser interrompido. As manobras podem ser feitas sem creme. Caso queira aproveitar o momento para dar uma melhor hidratada no seu rosto, utilize um produto de sua preferência e própria para esta região do corpo.
Comece fazendo um breve alongamento do pescoço, girando a cabeça para a direita, esquerda, para cima e para baixo, como querendo tocar o queixo no peito. Massageie a região da nuca e da cabeça. Vá para o rosto, trabalhe bem os músculos faciais com leves puxões, deslizamentos e tamborilamento. Com as pontas dos dedos massageie a região da testa, os cantos internos dos olhos, junto à ponte do nariz, abaixo das sobrancelhas. Massageie o nariz, as bochechas, as pequenas cavidades que existem nas têmporas com suavidade, pressionando e fazendo pequenos círculos. Faça pequenos e suaves círculos sobre as sobrancelhas e no ossinho logo abaixo. Massageie também embaixo dos olhos e não se esqueça das orelhas.
Termine massageando os ombros e o pescoço. Finalize esfregando uma mão na outra e colocando-as sobre os olhos durante alguns minutos.

  
Quando puder, experimente fazer uma sessão de shiatsu facial ou corporal com um profissional. Você vai adorar os resultados!