Nosso Trabalho

Simone Elias e Antonio Carlos - Terapeutas Holísticos - Formados pela Humaniversidade Holística (Naturopatia) e Anbath - Associação Nipo Brasileira de Acupuntura e Terapias Holísticas (Acupuntura) - Trabalhamos com Acupuntura, Massagens com óleos essenciais, Moxabustão, Aurículo, Radiestesia e Radiônica, Florais (através do Mapa Astral e da Radiestesia), Taro, Astrologia. Pacotes para datas especiais, Vale-Presente, Atendimentos Empresarias, Palestras e Cursos.

Contatos:
simoneterapeuta2013@gmail.com
antoniocarlosterapeuta2013@gmail.com
São Paulo - Nazaré Paulista - Atibaia e Região

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Onde descartar os Exames de Raio X




As chapas de raio-X esquecidas nos hospitais são revendidas e muitas vezes recicladas por empresas responsáveis por lixo hospitalar. Já as que vão para casa geralmente acabam parando em lixões e aterros. Como contêm metanol, amônia e metais pesados como cromo, as chapas usadas acabam carregando resíduos tóxicos. O que pouca gente sabe é que delas é possível extrair cristais de prata.

Reutilizados, esses cristais se transformam em talheres e jóias, por exemplo. A partir de outro material restante da reciclagem das chapas, o acetato, podem-se fabricar caixas de presentes e bolsas.

No ano passado, pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) também detectaram chumbo nos papéis que recobrem as películas radiográficas usados por dentistas em radiografias da boca. O papel, um dos componentes de uma placa introduzida na boca, costuma ser descartado em lixo comum, sem cuidados de proteção, o que traz riscos a quem o manuseia e ao meio ambiente. A concentração de chumbo no papel é de 991 partes por milhão, dez vezes maior do que a permitida  pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) para materiais descartados no lixo comum.


Na  Semana do Meio Ambiente de 2010,  o Instituto Central do Hospital das Clínicas, da Faculdade de Medicina da USP,  instalou postos de coleta de chapa de RX para atender a população. A reciclagem do material, possibilita recuperar a prata, através do processo de eletrificação que proporciona uma prata comercial chamada prata em “escamas”. Esse serviço continua a ser oferecido à população.  Desde que o médico autorize, a pessoa pode procurar o Ponto de coleta dessas radiografias no prédio dos ambulatórios do HC, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.  O material é todo doado ao Fundo de Solidariedade de São Paulo (Fussesp). A decisão do médico é importante porque algumas chapas são pedidas em novas consultas para um exame comparativo. Por exemplo, na mamografia, sempre se deve levar exames anteriores. 
Informe-se sobre onde descartar seus exames na sua cidade!