Nosso Trabalho

Simone Elias e Antonio Carlos - Terapeutas Holísticos - Formados pela Humaniversidade Holística (Naturopatia) e Anbath - Associação Nipo Brasileira de Acupuntura e Terapias Holísticas (Acupuntura) - Trabalhamos com Acupuntura, Massagens com óleos essenciais, Moxabustão, Aurículo, Radiestesia e Radiônica, Florais (através do Mapa Astral e da Radiestesia), Taro, Astrologia. Pacotes para datas especiais, Vale-Presente, Atendimentos Empresarias, Palestras e Cursos.

Contatos:
simoneterapeuta2013@gmail.com
antoniocarlosterapeuta2013@gmail.com
São Paulo - Nazaré Paulista - Atibaia e Região

domingo, 23 de outubro de 2011

10 Dicas de Aromaterapia para a Melhor Idade

A velhice  parece ser o “monstro perseguidor” pelo qual todos correm desesperadamente, negando o processo natural pelo qual a vida segue. Essa “corrida” faz com que muitos se voltem para uma alimentação mais saudável, para a prática de exercícios, para a industria cosmética e até mesmo alguns recorrem a intervenções cirúrgicas na tentativa de adiar esse processo, mas a industria farmacêutica ainda ganha as maiores fatias desse bolo.


Na verdade, envelhecer não precisa necessariamente ser sinônimo de doença, nem muito menos de desânimo e infelicidade, como declaram alguns. Contrariando isso, o envelhecimento pode ser sinônimo de sabedoria aliada à experiência, utilizando toda essa “bagagem de vida” para se viver melhor e com mais aproveitamento da própria maturidade.

Não é à toa que é chamada de “melhor idade”, pois quando se sabe superar o peso da idade, tira-se proveito da vantagem da experiência. O corpo físico torna-se algo de mais fácil aceitação e respeito, só depende de sua própria conduta e ponto de vista.

Pensando sobre algumas dicas para a “melhor idade”, percebemos que a aromaterapia pode ser muito útil nessa fase, já que sua forma de utilização é simples e se adequa ao cotidiano de todos .

Enfim, se a “melhor idade” pode ser uma fase ainda aberta a novos desafios, ela com certeza conduzirá a caminhos de muita felicidade, nunca dantes experimentada!

“O olfato é um mago poderoso que o transporta através de milhares de quilômetros e a todos os anos em que viveu.” (Helen Keller)

DICA n°1 – Insônia

A insônia temporária ou crônica pode ser bastante amenizada com o tratamento da aromaterapia. Existem vários óleos essenciais que ajudam a induzir o sono de forma segura e sem efeitos colaterais. Os óleos essenciais produzem um efeito profundo na mente e nas emoções, acalmando, suavizando, balanceando e diminuindo a ansiedade.

Aromatização ambiental: coloque 6 gotas de OE laranja no aromatizador elétrico  e cubra o restante com água.
Massagem: 60ml de óleo vegetal de germe de trigo + 15 gotas OE lavanda + 15 gotas OE bergamota*. Massageie todo o corpo lentamente de modo a induzir ao relaxamento.
Banho: coloque 1 gota de OE ylang ylang e esfregue todo o corpo, em banho morno.
Outra opção: pingue 2 gotas de OE laranja* no travesseiro na hora de dormir.

DICA n°2 – Hipertensão

Alguns óleos essenciais são considerados hipotensores, e irão auxiliar no tratamento para combate a hipertensão. Obviamente é necessário uma mudança na alimentação e no estilo de vida, além do acompanhamento médico. A massagem tem se mostrado muito eficaz para baixar a pressão sanguínea e seu efeito persiste ainda por alguns dias, se for aplicada regularmente.

Massagem: dilua 15 gotas de OE lavanda + 15 gotas OE ylang ylang + 5 gotas OE bergamota em um frasco de 60ml de OV semente de uva. O ideal é repetir a massagem a cada semana.
Banho: 1 ou 2 gotas na bucha de OE lavanda ou OE ylang ylang (pode-se alternar) todos os dias. Esfregar todo o corpo.

DICA n°3 – Sistema Nervoso

A maior parte dos óleos essenciais atuam nas várias atividades do sistema nervoso. Aliados à massagem, podem trazer inúmeros benefícios a esse sistema. Por exemplo: óleos analgésicos como a lavanda, a bergamota, o alecrim e o hortelã, aliviam a dor porque atuam diretamente nos transmissores da dor nas terminações nervosas. Óleos sedativos, como a lavanda e a laranja, atuam reduzindo a hiperatividade do sistema nervoso. Óleos antiespasmódicos, como o gerânio, o cipreste e o eucalipto, atuam acalmando os nervos que cuidam da atividade muscular. Alguns óleos possuem as 3 características em conjunto, como por ex. a bergamota e a lavanda. Outros são sedativos e antiespasmódicos, como a Rosa e o cipreste. Os óleos nervinos são aqueles que em geral tonificam e beneficiam o sistema nervoso.

Massagem relaxante: 60ml OV semente de uva + 25 gotas OE lavanda + 5 gotas OE ylang ylang. Utilize também como alternativa, o óleo corporal de Rosas e o de lavanda.
Banho relaxante: 1 gota OE lavanda na bucha. Passe em todo o corpo. Na banheira, pode-se colocar 5 gotas de OE lavanda + 3 gotas OE ylang ylang e misturar bem na água.
Aromatização ambiental: coloque 5 gotas de OE tangerina e cubra o restante com água.

DICA n°4 – Pele Seca, Rachada e Envelhecida

A pele pode deteriorar de várias maneiras conforme a idade, seja com o aparecimento de rugas, ou descoloração da pele, secura, rompimento de vasos na bochecha, e mesmo flacidez. A aromaterapia pode ajudar a minimizar esses problemas. A massagem no rosto e em toda a cabeça é muito eficaz pois estimula a circulação local. A saúde e a boa aparência da pele dependem do constante crescimento de células novas, e neste ponto, o óleo de lavanda é bastante útil.

Uso tópico: aplique no rosto todos os dias o óleo perfumado de rosas. Alterne no rosto, com outras misturas. Sugestões: 60ml OV germe de trigo + 20 gotas OE lavanda + 10 gotas OE gerânio. Outra opção: 60ml OV amêndoa doce + 10 gotas OE patchouli + 20 gotas OE lavanda + 10 gotas OE alecrim**.
Massagem: utilize as mesmas misturas acima. Massageie o rosto, couro cabeludo e pescoço.
Argila: use a argila da cor que preferir conforme a necessidade da pele. Misture 1 xícara de argila pronta + 4 gotas OE lavanda + 2 gotas OE gerânio + 1 gota OE patchouli + 1 colher de sopa OV castanha do Pará. Aplique no rosto e deixe agir por 20 minutos.
Compressa: coloque 5 gotas OE lavanda numa bacia de água morna. Embeba um chumaço de algodão e aplique no rosto durante 5 minutos. Repita até 3 vezes. Para fazer uso de compressa com freqüência, alterne com outros óleos como: gerânio, patchouli e alecrim.

Banho de vapor facial: 7 gotas OE lavanda + 7 gotas OE gerânio. Adicione numa bacia de água quente. Cubra a cabeça com uma toalha e deixe o vapor desobstruir os poros do rosto. Adicione 2 gotas de cada a cada 5 minutos, por um total de 15 minutos. Este banho é indicado para se fazer antes do item “uso tópico” mencionado acima.

DICA n°5 – Depressão

Existem diversos óleos essenciais que são considerados antidepressivos e atuam nas diferentes maneiras em que a depressão se manifesta. Faz-se necessário o acompanhamento de um terapeuta para avaliar qual mistura será eficaz para o paciente em seu tratamento. Algumas pessoas podem apresentar diferentes comportamentos: inquietação, irritabilidade, insônia, ansiedade, etc. Para cada caso, será usada uma mistura diferente.

Óleos sedativos – lavanda e ylang  ylang.
Óleos que melhoram o humor, sem sedar – bergamota, gerânio e rosas.
Óleos para ansiedade – bergamota, cedro, cipreste, gerânio, lavanda, patchouli, rosas e ylang ylang.

A massagem e o banho em todos os casos são muito importantes.

Massagem: 60ml OV germe de trigo  (ou outro que preferir) + 30 gotas de óleo essencial escolhido de acordo com o tipo de desequilíbrio emocional. Para tanto, é necessário o acompanhamento do terapeuta. Algumas sugestões:
Para ansiedade: 60ml de óleo vegetal + 10 gotas OE cedro + 10 gotas OE lavanda + 10 gotas OE tangerina*.
Apatia: 60ml de óleo vegetal + 25 gotas OE alecrim + 5 gotas OE patchouli.
Melancolia: 60ml de óleo vegetal + 20 gotas OE lavanda + 10 gotas OE bergamota + 5 gotas OE hortelã-pimenta.
Irritabilidade: 60ml de óleo vegetal + 20 gotas OE lavanda + 7 gotas OE cipreste.
Fadiga mental: 60ml de óleo vegetal + 10 gotas OE hortelã-pimenta + 15 gotas OE lavanda + 5 gotas OE alecrim.
Banho: coloque 1 gota de óleo essencial na bucha. O óleo deve ser escolhido de acordo com a necessidade do paciente.

DICA n° 6 – Manchas Senis

Aparecem geralmente em pessoas com mais idade, pela exposição ao sol ao longo dos anos e são mais freqüentes em pessoas de pele clara.

Uso tópico: 60ml OV copaíba +20 gotas OE lavanda + 10 gotas OE limão tahiti* + 10 gotas OE tea tree. Aplique nas manchas ou pintas todos os dias.

DICA n° 7 – Cabelos Brancos e Queda de Cabelos

Contra queda de cabelo: 60ml OV copaíba + 20 gotas OE alecrim + 10 gotas OE lavanda + 7 gotas OE ylang ylang. Aplique a mistura direto no couro cabeludo, massageando com a ponta dos dedos e descendo até a ponta dos fios. Envolva com uma toalha morna e deixe agir por 2 horas. Lave em seguida com xampu neutro.
Para repigmentação dos cabelos brancos: 60ml OV castanha do Pará + 20 gotas OE alecrim + 10 gotas OE ylang ylang. Aplique da mesma forma indicada acima. Esta receita favorece a pigmentação original dos fios, mas não atua como um “tingimento do cabelo”. Os resultados irão variar de acordo com a pessoa e o tratamento pode ser longo.
Receita para queda de cabelo e cabelos brancos: 60ml OV copaíba + 60ml OV castanha do Pará + 30 gotas OE alecrim + 20 gotas OE tea tree + 10 gotas OE ylang ylang. Aplique da mesma forma indicada acima.

DICA n° 8 – Falta de Memória

Há centenas de anos o óleo de alecrim possui a fama de ser bom para a memória. Ele é conhecido por estimular as funções cerebrais, melhorar a memória e a concentração. Na famosa peça de Shakespeare, intitulada “Hamlet”, Ophelia diz a frase: “Eis o alecrim, bom para as lembranças …”

Aromatização ambiental: adicione 6 gotas de OE alecrim no aromatizador e cubra o restante com água.
Banho: 1 gota de OE alecrim na bucha. Passar em todo o corpo. Este banho, além de refrescar a memória, traz boa disposição para começar o dia.

DICA n° 9 – Veias Varicosas, Pés Cansados, Doloridos e Inchados

Massagem: 60ml OV semente de uva + 20 gotas OE eucalipto + 10 gotas OE cipreste. Esta mistura ativa a circulação e evita o inchaço. Massageie de baixo para cima e deite com as pernas um pouco elevadas.
Massagem: 60ml OV andiroba + 20 gotas OE cipreste + 10 gotas OE limão tahiti. Esta mistura ativa a circulação e evita o aparecimento de varizes, manchas roxas e diminui o cansaço das pernas. Massageie da mesma forma acima.
Escalda-pés: em uma bacia com água morna, adicione 3 gotas OE lavanda + 2 gotas OE lemongrass + 1 gota OE hortelã-pimenta. Deixe os pés descansarem por 20 minutos. Uma opção interessante é colocar bolinhas de gude no fundo da bacia e deslizar os pés sobre elas, massageando toda a extensão.

DICA n° 10 – Artrite e Artrose

O reumatismo é um grupo de doenças que afeta as articulações, músculos e ossos, causando dor, inchaço, rigidez, deformação e limitação dos movimentos. Nisto enquadram-se a artrite (infamação das articulações) e a artrose (destruição dos tecidos que compõem as articulações). Alguns óleos essenciais podem ser muito úteis no sentido de aliviar a dor, e eliminar certas toxinas. As formas de utilização devem ser intercaladas entre compressas, banhos e massagem. Não se deve usar somente compressas pois o uso contínuo de aplicação quente no local pode congestionar a área e piorar a situação. Por isso a importância de alternar com a massagem, que vai estimular a circulação local e remover as toxinas. O banho é a melhor alternativa para a eliminação de toxinas decorrentes da condição reumática e que provocam dor.

Compressa: aplique no local um pano embebido com água morna. Acrescente 3 gotas OE vetiver + 2 gotas OE alecrim. Renove a compressa conforme esfriar e adicione novamente os óleos. Deixe por 20 minutos.
Massagem: 60ml OV andiroba + 20 gotas OE lavanda + 10 gotas OE gengibre + 5 gotas OE vetiver. Faça massagem no local suavemente.
Banho: coloque na bucha 1 gota de óleo essencial e massageie o local com a bucha. Alterne utilizando um a cada dia dos seguintes óleos: alecrim, gengibre, lavanda e vetiver.

*óleos fotosensíveis – não aplicar puro na pele e expor-se ao sol.
**óleo não indicado para uso em pessoas com histórico de eplepsia.

Texto preparado por Giseli Fernandes, estudiosa sobre óleos essenciais, óleos vegetais e produtos naturais terapêuticos.