Nosso Trabalho

Simone Elias e Antonio Carlos - Terapeutas Holísticos - Formados pela Humaniversidade Holística (Naturopatia) e Anbath - Associação Nipo Brasileira de Acupuntura e Terapias Holísticas (Acupuntura) - Trabalhamos com Acupuntura, Massagens com óleos essenciais, Moxabustão, Aurículo, Radiestesia e Radiônica, Florais (através do Mapa Astral e da Radiestesia), Taro, Astrologia. Pacotes para datas especiais, Vale-Presente, Atendimentos Empresarias, Palestras e Cursos.

Contatos:
simoneterapeuta2013@gmail.com
antoniocarlosterapeuta2013@gmail.com
São Paulo - Nazaré Paulista - Atibaia e Região

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Leucorréia pela Medicina Chinesa


"Na MTC a leucorréia é chamada de “Dai Xia” (descarga vaginal) e, de acordo com a sintomatologia, poderá receber diferentes diagnósticos. De modo geral, alguns sistemas podem estar envolvidos no desencadeamento da desarmonia: Baço, Fígado e Rim, além de alguns canais de energia ditos “Extraordinários” como o Vaso Penetrante (Chong Mai), o Concepção (Ren Mai) e o da Cintura (Dai Mai). Cada um dos diagnósticos acarretará em um tratamento diferente, o que faz com que seja imprescindível que um profissional treinado seja procurado para que possa planejar o tratamento.
 
Quando uma deficiência do Baço estiver presente, diz-se que ocorre uma Leucorréia do tipo Umidade-Fria. Os principais sintomas serão leucorréia profusa e espessa de coloração branca ou amarela-clara, sem alteração de odor. A cor da pele pode estar pálida ou amarelada e a pessoa pode relatar sensação de cansaço, falta de apetite, sensação de inchaço abdominal e edema de membros inferiores. As fezes podem estar soltas e as extemidades do corpo frias. Outros sintomas que podem estar associados são náusea, sede sem vontade de ingerir líquidos  e urina escassa. O pulso será fraco e lento e a língua pálida com revestimento pegajoso e branco. Nestes casos, o tratamento deve se destinar a fortalecer o Baço e eliminar a Umidade. Quando os sintomas de frio forem muito intensos, deve-se aquecer o Yang do Baço também.

De acordo com a MTC, o Baço é facilmente afetado pelo fator patogênico externo Umidade; deste modo, se estiver deficiente, o Baço se tornará facilmente propenso a ser invadido pela Umidade, o que pode desencadear a leucorréia. O meio ambiente, portanto, influencia bastante na coexistência de fatores que podem facilitar que a leucorréia se desenvolva: moradoras de regiões mais úmidas, como o litoral, por exemplo, estão mais propensas a desenvolver a leucorréia do que mulheres que vivam em locais mais secos, principalmente aquelas que já apresentem alguma deficiência nas funções do Baço.

Já quando o Rim parece estar em deficiência observaremos sintomas bastante semelhantes no que se refere à leucorréia, igualmente do tipo Umidade-Fria, com a diferença de que, neste caso, a secreção será mais aquosa e transparente. Além disso, dor na região lombar, micção frequente e excessiva, fezes soltas, extremidades frias e sensação de frio, língua pálida e pulso profundo são observados. O princípio de tratamento será o de nutrir o Rim e expulsar o frio, aquecendo o Yang do Baço. Na grande maioria das vezes, o que se observa são patologias que combinam desarmonias do Baço e do Rim; nestes casos, ambos deverão ser trabalhados, e tanto a Umidade quanto o Frio deverão ser expelidos.

Se as leucorréias que envolvem Baço e Rim são diagnosticadas como do tipo Umidade-Frio, a causada por uma desarmonia do Fígado receberá o nome de Umidade-Calor. Geralmente o fator desencadeante é o mesmo: um Baço deficiente que, ao falhar em suas funções de transformar e transportar os líquidos do corpo, permite que a Umidade se instale no aquecedor médio, localizado na região abdominal. Quando o Fígado está em desarmonia ele gera calor, e este Calor pode combinar-se com a Umidade gerando sintomas como a leucorréia mais espessa, amarelada, de odor fétido e que causa coceira. Outros sintomas podem ser fezes secas, urina escassa e amarela, língua vermelha com revestimento amarelo e pegajoso e pulso suave e rápido. Em casos extremos pode haver sangue presente na secreção e sintomas como gosto amargo na boca, garganta seca, irritabilidade, sensação febril, palpitação e insônia. Todos estes sintomas estão relacionado à combinação dos fatores patogênicos Calor e Umidade. O Fígado receberá especial atenção no tratamento, que irá se destinar à restabelecer o livre fluxo de Qi e Sangue pelo corpo e a remover a Umidade instalada.

As ervas chinesas são muito úteis no tratamento da leucorréia e também poderão ser utilizadas no tratamento.

Medicina Ocidental X MTC
  
Traçando um raciocínio paralelo entre a forma da Medicina Ocidental (MO) e a MTC entenderem as leucorréias, pode-se dizer que as do tipo Umidade-Calor são as envolvem a presença de bactérias na flora vaginal e as de Umidade-Frio estão associadas à presença de fungos e micoses. Evidentemente que as medicações alopáticas exercem um resultado bastante rápido, e seu uso deve ser recomendado principalmente quando infecções estiverem presentes, casos nos quais o uso de antibióticos é aconselhado. Por isso é muito importante que o médico ginecologista seja consultado previamente para o estabelecimento do diagnóstico que irá nortear o tratamento estabelecido pelo médico chinês, que poderá também utilizar as ervas chinesas na condução do tratamento. Ainda, vale lembrar que a leucorréia pode ser um indicativo da presença de tumores e cânceres ginecológicos, que apenas poderão ser diagnosticadas por um médico.

A MTC mostra-se especialmente útil no tratamento dos casos crônicos, pois estes envolvem padrões de desarmonia existentes há bastante tempo e que acabam desencadeando as alterações que definem o quadro de leucorréia. Na grande maioria destes casos existem desequilíbrios que favorecem a invasão do interior do corpo pela Umidade externa, ou desequilíbrios que acarretem na formação de Umidade interna, primeiro passo na cadeia de eventos que pode resultar tanto na Umidade-Fria quanto na Umidade-Calor.

Também chamada de vaginite ou vulvovaginite, a leucorréia é caracterizada pelo aumento do fluxo de descarga vaginal (corrimento vaginal). Os principais sintomas são, além do aumento no fluxo vaginal, cheiro forte e desagradável, secreção com consistência alterada, coceira na vagina ou na vulva, aumento da vontade de urinar, ardor ao urinar e dor e irritação durante o ato sexual.
 
A acupuntura é bastante indicada para devolver a harmonia aos sistemas do corpo e também para o alívio dos outros sintomas relacionados à leucorréia (inchaço abdominal, coceira, dor na lombar ou no abdome, etc)."