Nosso Trabalho

Simone Elias e Antonio Carlos - Terapeutas Holísticos - Formados pela Humaniversidade Holística (Naturopatia) e Anbath - Associação Nipo Brasileira de Acupuntura e Terapias Holísticas (Acupuntura) - Trabalhamos com Acupuntura, Massagens com óleos essenciais, Moxabustão, Aurículo, Radiestesia e Radiônica, Florais (através do Mapa Astral e da Radiestesia), Taro, Astrologia. Pacotes para datas especiais, Vale-Presente, Atendimentos Empresarias, Palestras e Cursos.

Contatos:
simoneterapeuta2013@gmail.com
antoniocarlosterapeuta2013@gmail.com
São Paulo - Nazaré Paulista - Atibaia e Região

terça-feira, 11 de outubro de 2011

A Acupuntura no tratamento do câncer


"Quando os remédios não são mais suficientes para combater a náusea e o vômito causados pelas drogas quimoterápicas, especialistas de Centros de Tratamento de Câncer no Brasil e no mundo têm recorrido mais e mais frequentemente à Acupuntura.
As evidências de que a técnica milenar, que envolve a inserção de pequenas agulhas no tecido cutâneo, efetivamente pode tratar a náusea e outros efeitos colaterais bastante comuns nos processos quimioterápicos, têm sido cada vez maiores. Estudos conduzidos na Alemanha envolvendo crianças que passavam por quimioterapia e eram tratadas com Acupuntura revelaram que tais crianças demandavam menos medicações anti-náusea do que aquelas que não se tratavam com a técnica chinesa.
Primeiramente estudada no Ocidente em função de sua grande capacidade de aliviar a dor aguda e crônica, a Acupuntura vem sendo agora bastante reconhecida por sua eficácia no tratamento de neuropatias periféricas, resultantes do dano causado aos nervos pela toxicidade que os medicamentos utilizados no tratamento do câncer possuem. Além disso, a Acupuntura pode também aliviar os calores que são comumente efeitos colaterais do tratamento para cancêr de mama.
Mas o beneficio mais surpreendente da Acupuntura tem sido o alívio dos quadros de Xerostomia, uma condição que ocorre quando a radiação destrói as glândulas salivares causando secura extrema na boca dos pacientes. A Xerostomia é um efeito colateral bastante comum nos tratamentos para os cânceres de cabeça e pescoço, e dificultam em muito tanto a alimentação quanto à capacidade de engolir dos pacientes. A Acupuntura ajuda bastante nestes casos.
Em 2009, um estudo conduzido nos Estados Unidos, 19 pacientes que sofriam deste mal forma submetidos a quatro semanas de tratamento com Acupuntura e relataram grande melhora em relação à secura na boca, além de dizerem ter se sentido melhor de um modo geral. Um estudo semelhante realizado pela Universidade Federal de São Paulo (USP) relatou melhora significativa na produção de saliva durante o tratamento com Acupuntura dos pacientes que enfrentavam o processo de quimioterapia.
O grau de resposta ao tratamento com Acupuntura varia de pessoa para pessoa, mas em geral o tratamento provoca uma mudança bastante positiva em relação à qualidade de vida dos pacientes que enfrentam sua batalha contra o câncer. Além disso, as pesquisas também apontam para um aumento de ação dos medicamentos quimioterápicos e radioterápicos durante o tratamento com Acupuntura, o que sugere que a estimulação de pontos do corpo através de agulhas potencializem a ação dos tratamentos tradicionais."