Nosso Trabalho

Simone Elias e Antonio Carlos - Terapeutas Holísticos - Formados pela Humaniversidade Holística (Naturopatia) e Anbath - Associação Nipo Brasileira de Acupuntura e Terapias Holísticas (Acupuntura) - Trabalhamos com Acupuntura, Massagens com óleos essenciais, Moxabustão, Aurículo, Radiestesia e Radiônica, Florais (através do Mapa Astral e da Radiestesia), Taro, Astrologia. Pacotes para datas especiais, Vale-Presente, Atendimentos Empresarias, Palestras e Cursos.

Contatos:
simoneterapeuta2013@gmail.com
antoniocarlosterapeuta2013@gmail.com
São Paulo - Nazaré Paulista - Atibaia e Região

terça-feira, 11 de outubro de 2011

A Obesidade aos olhos da Medicina Chinesa



"Na Medicina Tradicional Chinesa, a primeira menção à obesidade é encontrada no Huang Di Nei Jing, oClássico do Imperador Amarelo, e se refere à doença e às demais patologias que podem se manifestar paralelamente como “exagero na quantidade de comidas ricas”(em calorias, açúcares e goduras).

De acordo com o entendimento na MTC, existem 4 fatores que podem conduzir ao problema: “deficiência de Qi correto”, dieta imprópria, falta de exercícios fisicos e fatores constitucionais.

A “deficiência do Qi correto” pode ter vários motivos, mas geralmente representa danos ao Baço, cuja função é transformar e transportar as essências alimentares. Quando houver uma disfunção do Baço ele falha nestas funções, e o resultado é o acúmulo de Umidade e Fleuma, o que causa aumento de peso. A dieta imprópria também pode prejudicar o Baço e o Estômago: se o consumo de alimentos gordurosos for muito grande, ocorrerá o aumento de Umidade-Calor e Fleuma. A falta de atividades físicas pode causar problemas circulatórios e, assim, Qi e Sangue não serão capazes de correr livremente pelo corpo, nutrindo inadequadamente órgãos e tecidos. O resultado é a estagnação, e a estagnação de líquidos no corpo leva à Umidade e gordura. Além disso, a obesidade está também relacionada à Essência Jing, que foi transmitida através das gerações.

A principal causa da obesidade está relacionada à Fleuma e Umidade, consequentemente, à deficiência do Baço, mas existem outros motivos que podem levar à estagnação de Qi e de Sangue. Por este motivo, a diferenciação de Síndromes é muito importante e o que irá nortear o tratamento. Uma avaliação bem feita irá levar em consideração outros sintomas além do sobrepeso, pois a obesidade não é uma doença para a Medicina Chinesa, e sim a manifestação visível de um problema invisível que está ocorrendo e que terá outras manifestações.

Diferenciação de Síndromes

Em linhas gerais existem 5 padrões envolvidos na obesidade: Deficiência do Baço e acúmulo de Umidade, Hiperatividade do Estômago e Hipoatividade do Baço, Acúmulo de Fleuma-Umidade no Jiao Médio, Estagnação de Qi e Sangue e Deficiência de Yang do Baço e do Rim.

A obesidade em função da Deficiência do Baço e acúmulo de Umidade inclui sintomas como edema, sensação de peso nas extremidades, cansaço, distensão abdominal, apetite pobre, perda de fezes, língua inchada e palida e pulso escorregadio.

Quando o Calor do Estômago se torna muito intenso, o Baço será prejudicado. Temos então o padrão de Hiperatividade do Estômago e Deficiência do Baço. O dano ao Baço impede que ele transporte e transforme as essências alimentares, e o acúmulo de Umidade conduzirá ao aumento de peso. Alguns dos sintomas incluem fome excessiva, sede, febre, constipação, dor abdominal, lingua vermelha com revestimento gorduroso amarelo, pulso rápido e escorregadio.

Fleuma-Umidade obstruindo o Jiao Médio é um padrão relacionado à constituição do indivíduo. Os principais sintomas são dieta imprópria e consumo excessivo de alimentos gordurosos, sensação de peso e dormência nas extremidades, tontura, dor e distensão na cabeça. A língua possui revestimento gorduroso ou gorduroso e amarelado e o pulso é em arame e escorregadio.

A Estagnação de Qi e Sangue são responsáveis pelo Acúmulo de Umidade, quando estão presentes os seguintes sintomas: dor em punhalada no peito ou hipocôndrio, menstruação irregular ao amenorréia, língua arroxeada e escura e pulso em corda.

A Deficiência de Yang do Baço e Rim comumente se apresenta sob a forma de sintomas tais como edema, extremidades frias, cansaço, perda de fezes, dor nos joelhos ou nas costas, língua pálida com revestimento branco e escorregadio, pulso apertado.

O tratamento inclui o uso de Fitoterápicos e Acupuntura Sistêmica e Auricular, além da modificação alimentar. O tratamento com ervas é planejado de acordo com a diferenciação de síndromes, e o foco principal é transformar a Umidade e a Fleuma, tonificar o Baço e facilitar o movimento do Qi e do Sangue.

Tratamento

As seguintes fórmulas são as que mais se aplicam aos casos de obesidade: Sheng Ling Bai Zhu San para deficiência do Baço com acúmulo de Umidade. Zhi Shi Dao Zhi Wan é usada para hiperatividade do Estômago e Deficiência do Baço. Er Chen Tang e Ze Xie Tang são usadas em associação para Umidade-Fleuma obstruindo o Jiao Médio. Chai Hu Shu Gan San é usada para estagnação de Qi e Sangue. Zhen Wu Tang é indicada para a Deficiência de Yang do Baço e do Rim.

O tratamento com Acupuntura Sistêmica é relativamente o mesmo para todos os tipo de padrões. Os principais pontos são E34, BP4, E40 e E36. Os pontos complementares para a Deficiência de Yang do BP e R são VG4, R3. Para a estagnação de Qi e Sangue deve-se utilizar TA4 e BP10. Para Calor-Fleuma, BP6 e IG11.

Já os pontos auriculares mais utilizados são Estômago, Endócrino, Baço e Shenmen.

Outro conjunto de pontos que pode ser utilizado se refere a pontos basicamente no abdome, o que vai facilitar a queima de godura local. Incluem E25, BP15, E23, E27, VB25, VC12, VC10, E36, BP6, E40 e IG11. Todos os pontos do abdome deverão sofrer eletroestimulação.

No que se refere a dietoterapia Chinesa, pessoas que sofrem de obesidade devem restringir o consumo de doces, frituras e alimentos godurosos, o excesso de pimenta, além de evitar ingerir alimentos sólidos após as 19h00 e o consumo de bebidas gaseificadas. O plano alimentar específico para cada situação deve ser desenvolvido após a diferenciação de síndromes e a definição da constituição individual de cada um."